• Investe Mais

Chineses não pretendem usar moeda digital do país

O iuan digital não está recebendo uma crítica positiva dos consumidores chineses. Assim, apesar de funcionar bem, a moeda digital do Banco Popular da China não apresenta vantagens em relação aos meios de pagamentos já existentes.


Nesse sentido, a maior parte dos chineses entrevistados pela Reuters disse preferir utilizar o WeChat ou o Alipay.


Iuan digital chegou tarde

A Reuters falou com vários chineses que participaram dos testes do iuan digital.


A impressão geral é a de que a maior parte deles não ficou entusiasmado com a nova modalidade de pagamentos:

“Não penso em utilizar o iuan digital novamente, a não ser que eu receba uma nova remessa de graça, é claro”, afirmou Yuan, que trabalha no setor financeiro.

Na conversa, Yuan fez referência à remessa de ¥ 200 (R$ 167,62) que o governo chinês concedeu para 50 mil consumidores. Desse modo, através de um sorteio, o Banco Central da China estimulou o uso da nova moeda digital na cidade de Shenzhen.


Ademais, outra entrevistada deixou claro que o iuan digital não trouxe novidades:

“O Alipay e o WeChat Pay já estão no mercado há um bom tempo. A nova moeda digital é similar aos aplicativos, então está bem tarde para começar o teste”, disse Zhong, que é contadora.

Chineses já estão acostumados a fazer pagamentos digitais

Nas entrevistas à Reuters, os consumidores chineses expressaram ser favoráveis ao Alipay e ao WeChat Pay. Ambos os aplicativos permitem que os consumidores façam pagamentos na maior parte dos estabelecimentos comerciais do país.


Além disso, é importante notar que os chineses estão acostumados a fazer pagamentos digitais.


No entanto, já existem soluções consolidadas de pagamentos digitais naquele país. Por conta disso, Raymond Yeung, que é economista-chefe do banco ANZ, afirmou:

“Tudo será baseado nos incentivos e em qual vendedor vai dar mais motivação para utilizar o yuan digital”

Dessa maneira, o desafio do yuan digital é o de se mostrar mais seguro e eficiente do os seus “concorrentes”. Entretanto, é necessário ressaltar que o governo da China está focado em fazer o iuan digital funcionar em larga escala.


Yeung também se manifestou em relação ao tema:

“O iuan digital pode ter um grande efeito doméstico, já que permite às autoridade monitorar a circulação de dinheiro de perto e ajuda a prevenir a lavagem de dinheiro. A moeda também pode ajudar na implementação de políticas monetárias; ou, em último caso, permitir a cobrança de taxas de juros negativas sobre o dinheiro.”

Fonte: CriptoFácil

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
<