• Investe Mais

Crescimento do setor de DeFi pode ser exagerado

As Finanças Descentralizadas, o famoso DeFi, tem sido o setor com maior crescimento e destaque dentro do criptomercado nos últimos meses. Entre as explicações para o crescimento acelerado está a possibilidade de ganhar retornos passivos com investimentos em diferentes moedas.


No entanto, esse crescimento rápido pode não representar exatamente o verdadeiro status do ecossistema.


De acordo com um relatório do DappRadar, uma das principais equipes de pesquisas sobre aplicativos descentralizados, a principal métrica utilizada para medir o crescimento do DeFi pode oferecer uma visão completamente distorcida do setor.


O que são os valores travados em protocolos DeFi?


Quando se fala no crescimento dessa indústria, o principal valor que é considerado é a quantidade de dinheiro que está nos protocolos e contratos DeFi. Estes que são os chamados de “valores travados” ou valor travado em dólar (TVL, na sigla em inglês).


O DeFi funciona de forma descentralizada (em teoria), por isso, a liquidez das plataformas depende dos próprios participantes. Sendo assim, os usuários podem colocar valores nos protocolos DeFi, e esse dinheiro seria usado para liquidez de exchanges descentralizadas, ou ainda, ser emprestado em plataformas de empréstimo.


Quem trava os valores nessas plataformas recebe juros como incentivo, feito para manter o dinheiro na plataforma. Isso é chamado de Yield Farming. Atualmente o DeFi tem boas taxas de juros, o que atraí cada vez mais investidores.


Crescimento do DeFi pode ser exagerado


O TVL é a principal métrica para medir o valor agregado do mercado de DeFi. Recentemente, esse valor atingiu a marca de US$ 3 bilhões pela primeira vez, cerca de um mês depois o número dobrou para a casa dos US$ 6.3 milhões. Ou seja, um crescimento surpreendente e explosivo, mas não é bem assim, pelo menos de acordo com o DappRadar.


A verdade é que pelo menos 75% desse valor total foi causado por aumento de preço em tokens. Sendo assim, apenas 25% do crescimento do DeFi realmente representou novos valores entrando na indústria.