• Investe Mais

Dados recentes sinalizam um grande aumento na adoção do Bitcoin

Endereços contendo menos de 10 BTC aumentaram substancialmente nos últimos três anos, sinalizando uma descentralização da propriedade de bitcoins e maior adoção.


Os dados mais recentes mostram que as baleias não tem mais tanto controle sobre a oferta de bitcoins. O número de investidores de varejo que possuem poucos bitcoins aumentou constantemente nos últimos 5 anos. Seria esse um passo importante para a adoção em massa do Bitcoin?


Enquanto o número de baleias diminui, o número de pequenos investidores cresce


Dados recentes da empresa de análise Glassnode apontam para uma redução das “baleias de Bitcoin”. Não se trata de uma mudança recente, mas de uma tendência observada nos últimos 5 anos. Além disso, verificou-se que a propriedade de varejo do BTC aumentou para um número de dois dígitos. De acordo com um tweet publicado pela Glassnode:

“O controle da oferta de Bitcoin tem mudado constantemente para entidades menores. A % da oferta pertencente a entidades detentoras de ≤ 10 BTC cresceu de 5,1% para 13,8% em 5 anos, enquanto o percentual mantido por entidades com 100-100k BTC diminuiu de 62,9% para 49,8%.”

Isso aponta para um aumento da descentralização da oferta de bitcoins, exatamente como Satoshi pretendia ao projetar o protocolo. Além disso, a força das baleias em despejarem bitcoins para lucrar com uma alta vai diminuir.


Além disso, com dados fornecidos por Kevin Rooke, Alan Schramm destacou ao Cointimes que 1.120.216 endereços de bitcoin se mostraram ativos ontem (6/08). Na história do Bitcoin, apenas 22 dias mostraram um uso tão intenso da rede.


Ademais, há outra métrica que aponta para o aumento do interesse de investidores de varejo em Bitcoin.


Endereços de Bitcoin que possuem mais de US$ 10 em BTC atinge nova máxima histórica


O Bitcoin como ativo só alcançará seu verdadeiro objetivo se mais pessoas tiverem alguns no bolso. E recentes dados da Coin Metrics mostram que este está se tornando o caso.


Em um tweet na terça-feira, o gerente de dados da empresa provedora de dados sobre cripto, Lucas Nuzzi, observou que os endereços de Bitcoin com mais de US$ 10 em BTC atingiram a marca de 16,6 milhões.


Essa é uma nova alta histórica e é significativamente mais (na ordem de milhões) do que o que foi visto durante a alta de 2017.


Endereços de bitcoin com mais de $10 em BTC. Fonte: Coin Metrics

Esta e as observações anteriores do Glassnode indicam claramente que a taxa de adoção do Bitcoin aumentou notavelmente nos últimos 3-5 anos. Os investidores de varejo estão se envolvendo não apenas pela ação explosiva dos preços, mas para preservar o valor de seus fundos em fiat. Por que?


Bitcoin é um ativo global. As políticas econômicas/monetárias relaxadas dos governos de todo o mundo, especialmente os Estados Unidos, estão diminuindo o valor e a relevância de suas respectivas moedas fiduciárias. E os investidores de Bitcoin estão bem cientes dos drásticos efeitos inflacionários que esses movimentos desesperados terão no cenário econômico geral.


Além disso, o dólar americano perderá seu domínio nos mercados estrangeiros de acordo com um relatório recente do Goldman Sachs. Bitcoin e ativos fortes como o ouro estão servindo como refúgios e isolando as pessoas de “receberem o fim curto” da incerteza macroeconômica.


Fonte: cointimes

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo