• Investe Mais

Espanha usa Ethereum para realizar licitação pública com contratos inteligentes

O governo da comunidade autônoma de Aragão, na Espanha, abriu um concurso público na blockchain Ethereum para a aquisição de 35.000 máscaras reutilizáveis.


Assim, segundo o comunicado, o material será usado pelos membros da administração pública para se proteger do coronavírus.


chamada foi tornada pública em 22 de julho e terminará em 6 de agosto.

Posteriormente, a empresa vencedora da licitação será anunciada e a contratação ocorrerá até o dia 20 de agosto.

De acordo com o edital, a previsão de gastos com a compra dos itens é de até R$ 700 mil.


Licitação usando Ethereum


participação na licitação será feita de forma eletrônica através de um contrato inteligente na blockchain Ethereum.


O consultor de projetos de blockchain, Pablo López, indicou em sua conta no LinkedIn que a proposta foi elaborada pelas equipes do Grupo Oesía e Open Canarias.

“E chegou o momento em que vemos um caso de uso de contratos inteligentes em blockchain como algo real, simples e transparente. Na minha opinião, qualquer fundo público deve ser gerenciado dessa maneira. Parabéns ao governo de Aragão por ter decidido apostar onde outros vêem inconveniência e à equipe do Grupo Oesía e da Open Canarias pelo desenvolvimento”, publicou López na rede social.

Blockchain


O governo de Aragão é um dos órgãos públicos espanhóis que vem utilizando blockchain para gerenciar concursos públicos.


No passado, o órgão também realizou licitações usando o Hyperledger Fabric para gerenciamento de dados.


A intenção do governo é oferecer níveis mais altos de transparência empregando blockchain. E, desta vez, o órgão optou pela rede Ethereum.


Isso porque, segundo o governo, o Ethereum é melhor que o Hyperledger, que é uma rede permissionada na qual os participantes devem ingressar por meio de um serviço de associação.


Além disso, o compromisso com a DLT também trouxe bons resultados ao governo de Aragão. Assim, em março deste ano, o governo local foi premiado por promover a transparência com blockchain. O prêmio foi entregue durante o Congresso Nacional de Inovação e Serviços Públicos.


Fonte: criptofacil

1 visualização0 comentário