Gestora brasileira e Nasdaq se unem para lançar o primeiro ETF de criptomoedas do mundo

Não é de hoje que a expectativa pelo lançamento de um ETF (Exchange Traded Fund) de criptomoedas ronda o mercado. Afinal, o investimento em um fundo de índice negociado em bolsa abre oportunidades para que cada vez mais investidores entrem no mercado e acelera o processo de profissionalização e maturação do segmento.


No entanto, a espera está próxima de um fim. A gestora brasileira Hashdex, em parceria com a Nasdaq, recebeu autorização para lançar o primeiro ETF de criptomoedas do mundo, o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF.


ETF é um fundo que replica o desempenho de um índice escolhido como benchmark e que encontra 'fit' com o portfólio de diversos tipos de investidores. Segundo a Hashdex, o ETF lançado irá replicar o índice Nasdaq Crypto Index (NCI), também desenvolvido em parceria com a Nasdaq e que representará o cenário institucional de investimentos em criptoativos para além do bitcoin.


A expectativa da gestora é que o fundo seja listado ainda este ano na Bolsa de Valores de Bermudas (Bermuda Stock Exchange - BSX), país conhecido por ter uma legislação inovadora pró-ativos digitais, ponto que tem sido um dos principais entraves para a criação de um ETF de criptoativos nos últimos anos.


A gestão do índice NCI será feito pela Nasdaq. Informações sobre a metodologia utilizada será divulgada pela empresa na ocasião do lançamento, previsto para acontecer ainda neste ano.


Segundo o CEO da Hashdex, Marcelo Sampaio, a entrada da Nasdaq no mercado formal de ativos digitais confirma o crescimento do interesse e confiança na classe de ativos, intensificando a tendência observada nos últimos meses de aceleração na entrada de investidores institucionais no mercado.


Sampaio acredita que além de colocar a gestora como um player relevante no segmento de cripto global, a iniciativa também tem potencial para impactar e transformar positivamente os mercados financeiros nos próximos anos.


Fundada em 2018, a Hashdex administra três fundos de investimento com exposição ao mercado de criptoativos e desenvolveu o índice HDAI, que reúne os principais criptoativos do mercado e já é distribuído pela Nasdaq.


Fonte: seudinheiro

3 visualizações0 comentário