• Investe Mais

Paraíso fiscal: Bahamas anuncia sua moeda digital para outubro

O Banco Central das Bahamas (CBC) anunciou que sua moeda digital já está pronta. O Sand Dollar será lançado em outubro.


A moeda digital permitirá que indivíduos e empresas façam pagamentos por meio de dispositivos móveis. Esses pagamentos poderão ser feitos mesmo sem conexão com a internet.


Moeda digital trará mais integração ao país Por ser um arquipélago, os serviços bancários costumam ser precários nas ilhas mais remotas. Para Chaozhen Chen, gerente assistente de eSolutions no CBC, o Sand Dollar pode resolver esse problema.

“Muitos residentes nessas ilhas mais remotas não têm acesso à infraestrutura de pagamento digital ou bancária. Nós realmente tivemos que personalizar o esforço e a solução para o que precisamos como nação soberana”, disse.

O Sand Dollar foi criado em uma parceria entre o CBC e a empresa de soluções de pagamento chamada NZIA Limited, com sede nas Bahamas.


Os primeiros testes foram realizados na ilha de Exuma. Na ocasião, o CBC emitiu US$ 48 mil (R$ 254 mil) em Sand Dollar. A proporção foi de 1:1 com o dólar das Bahamas.


Para o lançamento, Chen disse à Bloomberg que novos Sand Dollars serão “cunhados” de acordo com o aumento da demanda. Eles só serão emitidos quando as notas físicas das Bahamas forem suspensas.


Bahamas pode ser pioneira em moedas digitais

O CBC começou suas pesquisas sobre moedas digitais em 2018. Caso a data de lançamento não seja alterada, ele será a primeira moeda digital lançada. Com isso, as Bahamas deixarão para trás as maiores economias do mundo, como a China, ao lançar uma moeda digital de banco central.


Outros países tentaram encorajar o uso de moedas digitais soberanas entre a população. No entanto, as experiências não foram bem-sucedidas.


Nas Américas, a principal iniciativa foi com a Venezuela, que lançou a Petro em 2018. A criptomoeda não obteve o sucesso esperado, em grande parte porque a população não a adotou voluntariamente.


Fonte: CriptoFácil

2 visualizações0 comentário